top of page
psicomaticos_edited.png

Sintomas Psicomáticos

Apesar das diversas divergências dentro das ciências psicológicas, há certo consenso acerca de um princípio - a mente e o corpo se influenciam mutualmente de forma interdependente. Isso se manifesta por meio dos fenômenos psicossomáticos, os quais são definidos como sintomas corporais, orgânicos ou fisiológicos, que são desencadeados por fatores psicogênicos (de origem psíquica).

Segundo a psiconeuroimunologia, a maioria das doenças que são afetadas pelo sistema imune (Alopecia, Lúpus eritematoso, Úlceras etc.) apresentam um componente psíquico que pode ser responsável pelo desencadeamento ou intensificação da doença. Além desses sintomas, há também os sintomas conversivos e dissociativos, os quais se caracterizam por dores frequentes, paralisias, pseudo convulsões ou alterações da consciência sem causa anátomo-fisiológica. Esses quadros encontram sua origem em fatores psicológicos e em estresses psicossociais.

 Nos sintomas psicossomáticos, suas origens estão na constituição subjetiva da pessoa e se traduzem em mecanismos de defesa primitivo, que remetem ao desenvolvimento inicial do sujeito, ou seja, na infância. Nessa época, a criança não se dispõe de um arcabouço verbal suficiente para lidar com as suas frustrações ou suas privações e se utiliza da expressão corporal como forma de defesa. Na vida adulta, quando a pessoa não se dispõe de uma capacidade de elaboração psicológica suficiente para o enfrentamento de seus problemas (verbalização adequada de seu sofrimento, expressão das emoções ou trabalho psíquico), ela se utiliza dessas defesas primitivas. Já os sintomas conversivos e dissociativos, a pessoa já possui certa capacidade de elaboração psíquica de seus problemas, porém enfrenta conflitos intrapsíquicos de forma inconsciente.

Uma abordagem psicoterápica desses sintomas fornece compreensão das dinâmicas inconscientes de seus conflitos e aumenta os recursos psicológicos necessários para o enfrentamento de seus problemas. Dessa forma, ao possibilitar a pessoa outros meios de enfrentamento de seu sofrimento psíquico, evita-se uma resposta corporal de seus sintomas.

PSICOTERAPIA ONLINE

Somos um consultório de psicologia online dedicado a oferecer um suporte terapêutico qualificado. Nossa missão é proporcionar um espaço acolhedor e eficaz para o tratamento psicológico, visando o bem-estar emocional e a saúde mental dos nossos pacientes.

bottom of page